quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Fimo (Argila Plástica) X Biscuit (Porcelana fria)

Bom, até algum tempo atrás eu nunca tinha ouvido falar em fimo, só esses tempos quando retomei o hobbie, é que eu prestei atenção e vi que grande parte dos artistas estrangeiros usam fimo.
Eu sou pão dura demais, mesmo com coisas baratas, então pra mim funciona melhor o Biscuit, pelos seguintes motivos:

Bom:

  • É mais barato se comprado
  • Dá pra fazer em casa
  • Não gasta gás de cozinha nem tem perigo da casa pegar fogo (no caso de ser esquecida que nem eu)
  • Pela base ser cola, é fácil de modificar a textura e consistência
Ruim:
  • Seca rápido (x100)
Basicamente por causa disso você tem que trabalhar rápido, ter sempre um creme especializado pra biscuit por perto e tomar cuidado pra guardar direito. eu vivo perdendo ponta de massa porque eu acho que embalo direito mas quando vou usar tá tudo duro, e como eu não gosto de gastar isso me deixa com raiva.
Pra quem acha que não dá pra fazer coisas profissionais com biscuit e está errado assim como eu estava, aqui uma inspiração: http://www.flickr.com/photos/toothfairyminiature/  =D

Agora vamos ao fimo.

Bom:
  • Só seca se cozinhar
  • Dura mais tempo a peça, apesar de ser relativo.
  • dá pra trabalhar muitos dias numa mesma peça e detalhar bem
  • há uma economia maior, porque a massa nao estraga em contato com o ar.
Ruim:
  • é cerca de 6 vezes mais cara que o biscuit
  • há um gasto maior pelo uso do gás
  • lei de murphy, vc trabalha 1 mes num bolo de noiva perfeito, e cai alguma coisa em cima e amassa, alguém pisa, o gato come, seu filho come, enfim, muitas fatalidades.
Claro, num mundo ideal, em que eu sou rica e tenho um escritorio\ateliê só pra mim, eu usaria fimo, porque eu teria um estoque infinito, e um forninho elétrico só pra mim. Mas como isso ainda é só sonho, eu me satisfaço bem com o biscuit, apesar de estar apenas treinando.
E pra quem como eu achava que só por usar fimo já se caracterizava como um trabalho bom: 


Eu sei que não é ético criticar assim, por isso não vou dizer de onde é e nem de quem é, mas eu achei feio COMPARADO COM OUTROS TRABALHOS QUE A GENTE VÊ DE GRINGAS POR AI, ainda mais se você vai comercializar. Pra ser sincera, eu tenho muita vontade de fazer miniaturas pra vender, ainda mais com biju, apesar de eu achar meio tosco, mas eu nao sei fazer direito, meu trabalho é ruim, e mesmo se eu usar fimo vai ficar feio pros meus padrões. Mas eu gostaria muito de ganhar 35 real com algo assim, tipo o da foto, mas não ganho porque eu sou chata.

Bom, eu ainda prefiro o biscuit, talvez porque na minha família todo mundo sempre usou ele, e porque continua sendo mais barato, mas num mundo ideal, todos nós que fazemos miniaturas, teríamos um estoque infinito de fimo.

*update*
só um adendo, a foto acima, é de uma pessoa que vende bijus com tema de comidas, esse trabalho acima em específico eu não gostei, mas há outros trabalhos da mesma pessoa que são melhores, claro. A foto foi apenas para elucidar um ponto de vista.

10 comentários:

  1. Eu uso os 2, cada um tem sua caracteristica em relação a aparencia final.
    Tem certas coisas que não consigo modelar no fimo, como fazer detalhes bem pequenos, mas no biscuit dá.
    Acho que o biscuit tem má fama por causa desse negocio de potes de biscuit, lembrancinhas e tal.

    ResponderExcluir
  2. Então eu já comi FIMO (se bem que eu acho que é comestível)

    ResponderExcluir
  3. Nossa!! Se vc fosse minha irmã não parecia tanto comigo!!! rsrsrs. Tô lendo teu post e parece q sou eu escrevendo. Quero fazer bijus, mas achei o fimo mt caro, então vou arriscar o biscuit. Mas será q o biscuit fica tão profissional como o fimo? Acho q o biscuit deforma um pouco. Se tiver algum truque me avise. Bjs e sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, estou tentando fazer minha filha de 12 anos se interessar por biscuit. Já vi várias miniaruras dos dois materiais, minha preocupação é com o visual final, o biscuit fica meio fosco, vc coloca algum tipo de verniz incolor depois que seca?

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post, estou tentando fazer minha filha de 12 anos se interessar por biscuit. Já vi várias miniaruras dos dois materiais, minha preocupação é com o visual final, o biscuit fica meio fosco, vc coloca algum tipo de verniz incolor depois que seca?

    ResponderExcluir
  6. Oi Débora, você pode usar o verniz vitral além de dar um brilho na peça, fica com a impressão de que e acrílico, da durabilidade e pode ser lavada. Dá uma olhadinha no meu blog, tem um poste super interessante sobre biscuit para iniciante.
    São dicas e técnicas que não aprendi em cursos, mais na pratica e que levei bastante tempo para adquirir e fiz questão de compartilhar.
    (qmimoqdoce.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, pretendo entrar no mundo do biscuit e queria saber as diferençs entre a argila e o biscuit, seu post tirou minhas dúvidas e também foi engraçado, me identifiquei bastante.

    ResponderExcluir
  8. Muito esclarecedor! A propósito amei a vaquinha de aparelho, suuuper criativo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Assisti vídeos de trabalhos pequenos com Fimo e fiquei impressionado com a facilidade que essa massa oferece na modelagem. Sou iniciante em biscuit, então pouco posso falar, mas creio que a modelagem com Fimo fique mais delicada e perto de um resultado melhor, do que a porcelana fria.
    Grato pelo artigo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...