Logo no começo do blog, eu falei que não gostava da escala 1:12 pelo simples fato de não ter as bonecas, que é uma parte importante pra mim, mas conforme eu fui me aprofundando, comecei a ficar encantada pela escala 1:12 também.
Um dos principais motivos, é que por ser uma escala oficial, tem mais produtos pra comprar, e até mesmo pra fazer as peças e a decoração é mais fácil, porque por ser menor, mais coisas encaixam sem precisar gastar muito material, nem demorar muito tempo para confeccionar as peças.
Porém, acho que como eu nunca vou amadurecer nessa parte de deixar de gostar de bonecas, vou sempre amar a playscale, pelas bonecas, e roupas, e sapatos, ahh tudo mesmo.
Bom, é um tema meio diferente, mas se serve pra fazer miniatura, ta valendo certo?
Tudo começou quando eu estava procurando banheiros no flickr dai achei um bem feito e achei essa foto:
Com a legenda: 'miniature bath made from a vac forming' (link)
dai fui procurar o que era vac forming né, e achei esses vídeos:
e esse
O que me levou ao google de novo pra saber mais coisas feitas com essa técnica, que me levou a INFINITO!!
Sim pense: formas das mais diversas: de gelo, de chocolate, de sabonete, pra biscuit, embalagens, grande parte das nossas coisas diárias passam por esse processo simples.
Algumas idéias:
pelo que eu li, a folha plástica usada é de pvc prolipropileno, deve se achar em lojas de embalagens, talvez papelarias e tem muitas lojas especializadas nesses materiais, que são usados pra fazer cartões, embalagens e etc. Eu acho que só deve se tomar cuidado com a espessura da folha pra não ficar muito grosso, ou muito fina, já que vai expandir o material.
Aí agora é só botar a imaginação pra funcionar, e fazer várias coisas legais.
Bom eu vi esse vídeo hoje cedo e decidi tentar já que tinha uma caixa de ovos aqui.
Como eu não tinha essa massa que ela usa, eu cortei os pedacinhos da caixa, colei com cola num retângulo de papelão, e depois que secou eu passei uma mistura que eu fiz:
- biscuit cinza
-água
- cola
Misturei bastante até ficar com a textura da massa que ela usa no vídeo, e passei entre os espaços:
Com massa / Sem massa
É importante usar uma espátula ou faca achatada para dar a impressão de reboco e não de creme de bolo, eu usei uma faca sem dentes.
Depois de seco eu usei um pincel seco e meus companheiros de cor o giz pastel para dar uma cor mais de pedra
Pintado / Sem pintar
Pra dar a coloração eu só passo o pincel seco no giz e depois esfrego na peça.
Depois de tudo seco, finalizei com sombra brilhante cinza pra dar um efeito de pedra brilhante e spray fixador de cabelo pra... fixar.
Detalhe da sombra brilhante
Molhado por causa do spray
Bom, eu gostei do resultado, porque foi fácil, porque é pedra né, não tem que ter nada muito certinho. Além de tudo de relaxou bastante hoje.